A asma é caracterizada pela inflamação e estreitamento dos brônquios, condição que dificulta a passagem do ar e dificulta a respiração. A doença afeta adultos e crianças, e atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.
Os sintomas mais comuns são:
- Tosse frequente e prolongada;
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Sensação de aperto no peito;
- Chiado;
- Cansaço.
Os sintomas variam durante o dia e podem piorar à noite. Diversos fatores podem desencadear uma crise de asma, tais como fatores genéticos , alergias, fumaças, infecções, cheiros fortes, poluição e estresse emocional.
O diagnóstico é feito por um médico especialista, através de uma consulta, exame físico e provas de função pulmonar (espirometria). O profissional avaliará o grau de gravidade da doença e indicará o melhor tratamento.
Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com o uso de medicamentos inalatórios, medidas de higiene ambiental, vacinas para alergia para casos selecionados de pacientes comprovadamente alérgicos, e terapias alvo dirigidas nos casos mais graves.
Prevenção
Cuidados preventivos incluem: não fumar e evitar ficar perto de pessoas fumando; evitar o acúmulo de poeira e sujeira nos ambientes em que vive; evitar o contato com os fatores desencadeantes de alergias, praticar atividades físicas regularmente; uso correto das medicações
Durante as crises, o paciente asmático deve utilizar medicamentos que aliviem os sintomas, em geral, broncodilatadores. Se mesmo utilizando os broncodilatadores, o paciente continuar sentindo falta de ar, deve procurar atendimento médico imediato.
A asma é uma doença séria, para a qual existem muitas opções de tratamentos. Procure um especialista caso apresente os sintomas.
A Ampla Prevenção possui estrutura moderna e completa, além de médicos especialistas em alergias, imunologia, testes de alergia e vacinas (Imunoterapia), prontos para prestar um atendimento cuidadoso e humanizado a você.
Entre em contato e venha nos conhecer.