O teste de contato, também chamado de Patch Test é realizado no diagnóstico de dermatites de contato. A dermatite de contato trata-se de uma inflamação provocada pelo contato da pele com alguma substância externa.
A dermatite de contato pode ser irritativa, quando é provocada por substâncias irritantes, tais como o detergente e o sabonete; ou alérgica, quando a reação ocorre com produtos não irritantes, como o níquel, presente na maioria das bijuterias.
Os principais sintomas da dermatite de contato são: coceira, comichões, vermelhidão, ardência, secura, rachaduras, feridas, machucados, inchaço, descamação, bolhas, dor e sensação de queimação.
Portanto, o Patch Test (teste de contato) é indicado quando há suspeita de dermatite de contato.
Como é realizada a aplicação do teste?
Consiste na aplicação de substâncias na pele, que devem ficar coladas nas costas do paciente por 48 horas.
Depois de 48 horas o teste é retirado e é realizada a primeira leitura. Após 72 a 96 horas faz-se a leitura definitiva. As substâncias para as quais o indivíduo é sensível levarão ao aparecimento de erupção no local do teste.
A bateria de testes de contato padronizada pelo departamento de alergia dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia é composta por 30 substâncias, entretanto, baterias complementares podem ser utilizadas se necessário.
A Ampla Prevenção possui estrutura moderna e completa, além de médicos especialistas em alergias, imunologia, testes de alergia e vacinas (Imunoterapia), prontos para prestar um atendimento cuidadoso e humanizado a você.
Entre em contato e venha nos conhecer.