Como o alergista faz o diagnóstico da alergia?

Como o alergista faz o diagnóstico da alergia?

Saiba mais sobre os testes cutâneos e os testes de contato

O médico especialista em alergias tem uma série de recursos para investigar o agente causador da alergia. É muito importante que se faça ma história clinica (anamnese) detalhada e o exame físico do paciente. Além disto os testes alérgicos são as prioridades em uma consulta com o especialista em alergia.

Infelizmente não existem exames de sangue e/ou testes para todos os tipos de alergia. Com o objetivo de determinar qual alérgeno, em especial, está causando seus sintomas de alergia, o médico especialista poderá realizar exames seguros e eficazes na pele, usando pequenas quantidades de extratos dos alérgenos suspeitosou em amostras de sangue. Em situações específicas, como alergia a medicamentos ou alergias alimentares, pode ser necessário o testes de provocação com o agente suspeito.

Os testes alérgicos foram desenvolvidos para fornecer as informações o mais específicas possível, de forma que o médico poderá saber qual substância pode ser a responsável pelas crises de alergia e, consequentemente empregar o tratamento mais adequado. A realização do teste alérgico deve seguir normas científicas e utilizar material padronizado, a ser realizado por médico capacitado para tal procedimento. Os testes mais comumentes utilizados são o teste cutâneo de leitura imediata ( também conhecido como Prick test) e os testes de contato (também conhecidos como Patch test)